sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Funcionários da EMAMX comemoraram seu dia na Praia de Camurupim.

Com uma programação intensa, composta por banho de praia, churrasquinhos e drinks, foi comemorado nesta quinta-feira (28) na Casa de Praia de Joãozinho e Caroline, em Camurupim o Dia do Funcionário Público dos funcionários que compõem a Escola Municipal Avelino Matias Xavier, pela segunda vez, a 1ª foi em 2008, organizada pelos atuais gestores e na época Professores: Graça Araújo e Jovino Marlos. A comemoração foi organizada pela equipe gestora, mas precisamente Diretora e Coordenadoras Pedagógicas. Pela manhã tiveram o café da manhã, em seguida churrasco, drinks, um delicioso almoço, acompanhado de uma saborosa sobremesa, e show ao vivo/entrevista musicada. À tarde, todos foram tomar banho de praia, quem não tomou desceu e ficou a admirar a natureza e a perfeição da Criação Divina, alguns jogaram bola. Entre os funcionários estavam desde a diretora, coordenadoras pedagógicas, auxiliar de secretaria, vigias, professores, motorista, serventes e os familiares, inclusive a filha de seu Izaias - Izabela, estava fazendo 15 anos, onde foi cantado parabéns e no quem será... o pai ficou vermelho. Na ocasião também presente eternas professoras (hoje aposentadas) acompanhadas de seus filhos hoje nossos professores (fotos).

A Direção da escola fica grata a todos os que participaram e ajudaram para a concretização deste momento e assegura com certeza que não estão fazendo em vão esse trabalho, pois lidar com pessoas é uma lição de vida. E todos os funcionários desta escola merecem nossos parabéns, não só pelos dias dedicados a todos nós, mas também pelo profissionalismo de cada um em trabalhar com os nossos alunos. Não temos palavras para agradecer o empenho e a dedicação dos que compareceram e dos que ajudaram a realizar este momento especial na vida de cada profissional, o Prefeito João Gomes e a 1ª dama Gleicy Pessoa, o casal Karoline e Joãozinho, a Presidente da Câmara de Vereadores Anilda Freire e o motorista Manoel.

O dia do Funcionário Público passou a existir após a publicação do Decreto-Lei N° 5.936 de 28 de outubro de 1943 que foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas. No ano de 1990 com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União a denominação de funcionário público foi substituída pela de Servidor Público. O

Os funcionários da escola agradecem ao Prefeito João Gomes e ao Casal Joãozinho e Caroline, por proporcionarem estes momentos de alegria e descontração a todos que fazem esta escola, com certeza todos de energias positivas recuperadas para os próximos dias.

 

 

ANVISA PUBLICA NOVAS REGRAS PARA USO DE ANTIBIÓTICOS.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou ontem (28) no Diário Oficial da União as novas regras para controlar a venda de antibióticos. Essas substâncias, a partir de agora, só poderão ser vendidas em farmácias e drogarias do país mediante a apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor. A primeira via ficará retida na farmácia e a segunda deverá ser devolvida ao paciente carimbada para comprovar o atendimento. Quem prescrever as receitas deve atentar para a necessidade de entregar de forma legível e sem rasuras duas vias do receituário aos pacientes.

As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a frase "Venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita". As empresas terão 180 dias para se adequar às novas normas de rotulagem.

A resolução definiu também novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de dez dias, em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Todas as prescrições deverão ser escrituradas, ou seja, ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo para que as farmácias iniciem esse registro e concluam a adesão ao sistema é de 180 dias.

As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que têm uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da ANVISA é ampliar o controle sobre essas substâncias, principalmente após o aumento do número de contaminações pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).

Encerra-se propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.

Termina hoje, sexta-feira (29), dois dias antes das eleições, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e também as últimas propagandas pagas nos jornais impressos e aquelas feitas na internet. A data também é o prazo final para a realização de debates entre os candidatos.
No sábado (30), um dia antes da eleição, os candidatos ainda poderão participar de carreatas e usar alto-falantes ou amplificadores de som, mas só até as 22h.
No domingo (31), dia da eleição, não são permitidas manifestações, reuniões ou comícios e buzinaços. A lei permite apenas a manifestação individual e silenciosa do eleitor.

Anvisa determina a obrigatoriedade do uso de álcool gel em todas as unidades hospitalares.

O Diário Oficial da União publicou no dia 26/10 a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que torna obrigatório o uso de álcool (líquido ou gel) para higienização das mãos nas unidades de saúde de todo o país.
A medida é considerada pelo órgão a mais importante e de menor custo para a prevenção e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).
O produto também deverá ser colocado em salas onde haja atendimento de pacientes. O uso do álcool gel (70%) será obrigatório nos estabelecimentos públicos e particulares, que terão 60 dias, a partir de hoje, para o cumprimento. O uso do produto, porém, não dispensa a lavagem das mãos. A norma é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com intuito de prevenir e controlar infecções em pacientes e profissionais que atuam em hospitais.
A higienização com álcool será obrigatória também nas salas de triagem, de pronto-atendimento, nas unidades de urgência e emergência, em ambulatórios, nas unidades de internação, de terapia intensiva, em clínicas e consultórios. Vai valer também para os serviços de atendimento móvel e nos locais onde forem realizados quaisquer procedimentos invasivos.

O CREDO DO PROFESSOR.

Creio no professor que nunca foi todo-poderoso, recriador do papel de pai e mãe aqui na Terra, e em sua formação humana,única tábua de formação, que foi concebida pelo descaso das autoridades e do sistema educacional deste país.
Nasceu da crença e do idealismo, padeceu sob os ditadores do Estado, foi crucificado pela evasão e pelo baixo rendimento, morto pelo salário de fome e sepultado pela indiferença e pela ausência de políticas educativas e salariais justas.
Desceu a mansão do status, ressuscita todos os dias a tênue esperança que ainda resta.
Sobe aos céus, porque só Deus escuta seus lamentos.
Não está à direita, porque a direita é opressora.
Está sentado à esquerda, porque é marginalizado. Donde há de ressurgir das cinzas para formar, com eficácia, os homens do nosso tempo.
Creio no bom senso do Estado, na santa união da classe, no compromisso da família, na ação consciente de cada um, na ressurreição da auto-estima, na vida plena.
AMÉM.
(Fábio Gonçalves, Mundo jovem-outubro/2010)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prefeito João Gomes participa de reunião para discutir crise financeira.

O prefeito João Gomes, da cidade de Brejinho participou nesta quinta-feira (21) na cidade de Natal de reunião que reuniu 49 prefeitos do estado para discutir o agravamento da crise financeira enfrentada pelas prefeituras.
A maioria dos prefeitos que participaram da reunião enfrentam sérias dificuldades para arcar com os salários dos servidores e não terão recursos suficientes para pagamento do décimo terceiro salário. Entre os participantes estava o prefeito da cidade de Ceará-Mirim que em virtude da crise financeira exonerou todos os secretários e ocupantes de cargos comissionados.
Sob a coordenação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), os prefeitos voltarão a se reunir na próxima segunda-feira, 25, à tarde, em local a ser definidos. Os prefeitos, por intermédio do presidente da FEMURN, Benes Leocádio, convidarão os senadores e deputados federais do Estado para discutir saída para a grave crise financeira vivida pelos municípios.
Na reunião desta quinta-feira, realizada na área de eventos do Hotel Maine, na zona sul de Natal, estiveram presentes prefeitos de 49 municípios, além de secretários, assessores e representantes de vários outros gestores municipais. O encontro também contou com a presença dos presidentes das Associações de Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP) - JOÃO GOMES, dos Municípios do Oeste (AMORN), dos Municípios do Seridó Ocidental (AMSO) e dos Municípios da Região da Costa Branca (AMUCOSTA).
Além do prefeito de Brejinho, Sr. João Gomes, Participaram do encontro, os prefeitos dos municípios de Alexandria, Almino Afonso, Areia Branca, Assu, Cel João Pessoa, Caiçara do Rio do Vento, Campo Grande, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Francisco Dantas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Jaçanã, Jardim do Seridó, João Dias, Jucurutu, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Maxaranguape, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Parelhas, Olho d´Água do Borges, Pedro Velho, Pureza, Riacho da Cruz, Riachuelo, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José de Campestre, São Rafael, São Tomé, Serra de São Bento, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tibau do Sul, Várzea, Viçosa, Venha Ver e Umarizal.

Computadores, scanner e impressora a laser.

A escola recebeu do SEESP/MEC, 02 computadores, 01 impressora e laser e 01 scanner que serão utilizados na sala de AEE - Atendimento Educacional Especializado, estes veem colaborarem na qualidade da aprendizagem dos nossos alunos que tem dificuldades de aprendizagem por algum motivo. A escola mais uma vez vem de publico agradecer ao MEC/SEESP pelas ações que visam minimizar e ajudar as nossas crianças e adolescentes - alunos. A escola aguarda a instalação dos mesmos pela positivo.