sábado, 26 de maio de 2012

ESCOLA RECEBE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJINHO E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO QUADROS BRANCOS PARA SALAS DE AULA.
 Até o dia 27 de fevereiro de 2012 a escola era com quadro de giz, a partir desta data a mesma passa a funcionar com quadro branco em todas as salas de aula; enquanto educadores reconhecemos a importância do tradicional quadro-negro e suas vantagens, principalmente quando emprega a aula expositiva como técnica preponderante, estando preparado a qualquer eventualidade que possa vir a ocorrer dentro da sala de aula, bem como para o uso de outro auxiliar plurissensorial, com a chegada dos quadros brancos que são avanços consideráveis tendo em vista a limpeza das salas, a eliminação do pó de giz onde causava as alergias, e o acompanhamento evolutivo dos quadros em salas de aula, todos que fazem a escola agradecem pela ação. O quadro de escrever, também chamado quadro-de-giz, quadro negro, quadro verde ou lousa, é o veículo mais simples e acessível de uso de mensagens visuais. É o recurso de ensino mais utilizado na escola, para escrever ou desenhar símbolos visuais. Tudo o que o professor desejar reforçar, deverá registrar no quadro ou solicitar o registro por um aluno. O quadro deve ser usado com critério e equilíbrio, a seqüência do assunto deve ser respeitada, só o que é importante deve ser escrito. Durante o uso do quadro em sala de aula, é recomendável observar algumas técnicas:  Apagar bem o quadro ao entrar na sala;  Usar o quadro como complementação ao uso de outros recursos didáticos;  Ficar ao lado do quadro quando o estiver usando;  Escrever com limpeza e ordem;  Ao concluir o registro no quadro ler ou solicitar a um dos alunos a efetuação da leitura;  Ao escrever, deve-se começar em cima e da esquerda para a direita;  Usar letra bem legível, de preferência a letra cursiva, mas se o professor não tiver a letra legível, é preferível utilizar a letra de forma;  Usar desenhos simples e esquemáticos;  Usar traçador ou régua para fazer linhas paralelas;  Evitar também falar enquanto estiver escrevendo no quadro;  À medida que for concluindo uma mensagem apague-a para não superlotar o quadro de informações;  Procurar dividir o quadro em várias partes, usando traços verticais e, ao escrever, não ultrapassar os limites marcados;  Sublinhar o que achar mais importante e usar cores diferentes quando quiser ressaltar palavras ou expressões ou mesmo alguma frase importante;  Evitar textos longos;  Finalizando as orientações conclui-se o tempo deve ser controlado de acordo com o processo construtivo que esteja sendo desenvolvido. Os principais objetivos da utilização do quadro-de-giz Ao utilizar o quadro-de-giz é importante que, antes da aula, seja feito um planejamento da mensagem e determinação do público para a ele adequar as palavras e as ilustrações. Alguns objetivos da utilização do quadro-de-giz são: • Reforçar a exposição do professor; • Possibilitar trabalho simultâneo com a turma toda; • Facilitar a sistematização do conteúdo (apresentação e correção das atividades); • Esquematizar o conteúdo no início e no fim da aula; • Fazer comparações e estabelecer contrastes. O quadro, além de facilitar a visualização, pode ser utilizado para jogos ou respostas a problemas ou inquirições. O uso do quadro para registro da introdução de um assunto, síntese, recapitulação, esquematização, etc. Torna-se altamente valioso e pode ser explorado em qualquer disciplina além do mesmo ser um recurso de que toda escola dispõe, é um meio rápido, seguro, barato e eficiente para dinamizar o ensino. Percebemos que mesmo sendo uma das tecnologias mais antigas e existir praticamente em qualquer sala de aula, além de estar presente na maioria das atividades pedagógicas de forma variada e criativa, decide-se deixar para ser preenchido pelo conhecimento, experiência e criatividade de cada professor; tendo o cuidado para não ser mal utilizado; pois ainda é um dos melhores recursos de que dispõe o educador.

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