domingo, 13 de novembro de 2011

A EMAMX está realizando o seu PDE Interativo.

A escola iniciou a realização on-line do seu PDE – Interativo - Plano de Desenvolvimento da Escola, que é um processo gerencial de Planejamento estratégico onde busca uma melhor organização da escola para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, na medida em que fortalece e viabiliza o Projeto Político Pedagógico da Escola – PPP. O objetivo do PDE Escola é melhorar a qualidade da educação básica por meio do assessoramento técnico e financeiro, o mesmo é mais uma das ações do FUNDESCOLA, programa financiado por acordo de empréstimo firmado entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial. O Instrumento legal que o institui atualmente é a Resolução do FNDE nº 17 , de 19/04/2011. Neste ano de 2011 foram priorizadas pelo PDE Escola, todas as unidades escolares cujo resultado no IDEB 2009 tenha sido igual ou inferior à média nacional das escolas públicas (ou seja: 4,4 para os Anos Iniciais e/ou 3,7 para os Anos Finais), exceto aquelas que já participaram do programa nas duas últimas edições, ou seja, 2008 e 2009 e algumas escolas Remanescentes.
A elaboração do PDE tem os dados extraídos do Censo Escolar, todavia, os campos com o símbolo (*) são obrigatórios e podem ser atualizados. Lembrando que as mudanças inseridas no sistema não alteram os dados oficiais do Censo Escolar e serão utilizados apenas para elaborar o PDE Escola.
A elaboração do mesmo na Escola Municipal Avelino Matias Xavier, iniciou com a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) com membros representantes da direção da escola, dos professores, do Conselho Escolar, dos funcionários e pais dos diversos segmentos.
Iniciamos fazendo um diagnostico da Escola Municipal Avelino Matias Xavier, onde pudemos conhecer a situação real, identificando os principais problemas e desafios a serem superados. O mesmo está dividido nas 6 dimensões relacionadas abaixo:
1. DIAGNÓSTICO: Indicadores e Taxas, Distorção e Aproveitamento, Ensino e Aprendizagem, Gestão, Comunidade Escolar, Infra-estrutura. Este já elaborado coletivamente, pois não se trata apenas de"responder" e "preencher" os campos, mas de refletir sobre as informações que estão sendo colocadas.
2. Dimensão 1: indicadores e taxas onde lembramos os principais indicadores de desempenho da escola, quais sejam: o IDEB, as taxas de rendimento(aprovação, reprovação e abandono) e a Prova Brasil.
3. Dimensão 2: Distorção e aproveitamento, onde pudemos rever os dados de matrícula (cadastrados no Censo Escolar) e identificar alguns aspectos relacionados à distorção idade-série, aproveitamento geral dos estudantes e áreas de conhecimento críticas.
4. Dimensão 3: Ensino e Aprendizagem, aqui identificamos possíveis dificuldades relacionadas a dois aspectos: a) Planejamento Pedagógico e b) Tempo de Aprendizagem. Esta é uma das dimensões mais importantes do processo de reflexão sobre os principais desafios que a escola precisa enfrentar para melhorar os seus resultados .
5. Dimensão 4: Gestão, Os temas abordados foram: a) Direção (incluindo toda a equipe gestora);Processos e Finanças,
6. Dimensão 5: Comunidade Escolar , onde chama a atenção para quatro principais segmentos que compõem a Comunidade Escolar: a) Estudantes;b) Docentes;c) Equipe;d) Pais e comunidade.
7. Dimensão 6: Infra estrutura , aqui pudemos identificar aspectos relacionados às condições das instalações e dos equipamentos existentes na escola, quais as dependências que a escola possui, a quantidade e a adequação das mesmas.
8. Conclusão das 6 dimensões Chegamos ao final do diagnóstico. Ao percorrer as seis dimensões, a escola fará uma análise cuidadosa dos principais desafios que precisam ser superados. O sistema exibiu a conclusão deste diagnóstico, identificados em cada dimensão, os projetos que a escola realiza e os programas que participa ou gostaria de participar.
A próxima etapa será o PLANO DE ACÃO, ou seja, definir os Grandes Desafios da escola e os Planos de Ação. O plano será elaborado com base no diagnóstico e será tão melhor quanto mais consistente foram às iniciativas propostas.
Logo após o mesmo será encaminhado para aprovação pelo Comitê de Análise e Aprovação depois que a escola concluir e enviar o seu plano pelo SIMEC. E aí o Comitê informará se a Dimensão está aprovada ou se precisa de ajustes. Neste último caso, o Comitê irá devolver o plano para que a escola ajuste os campos considerados insatisfatórios. Se todas as Dimensões estiverem aprovadas, a escola não precisará modificar o Diagnóstico.

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