O Rio Grande do Norte está entre os nove estados que apresentam risco alto de epidemia de dengue no verão 2010/2011, aparecendo ao lado de Alagoas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo. O alerta foi dado nesta quarta-feira (1°) pelo Ministério da Saúde.
Em nível ainda mais graves, com risco muito alto de epidemia, aparecem Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e o Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, o risco é considerado baixo e, no Rio Grande do Sul, há risco apenas de transmissão focalizada.
O mapeamento foi realizado graças a uma nova ferramenta do Ministério, denominada "Risco Dengue". A avaliação utiliza cinco critérios básicos: três do setor Saúde – incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação; um ambiental – cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e um demográfico – densidade populacional.
O resultado da pesquisa foi anunciado pelo ministro José Gomes Temporão como uma nova estratégia de combate à doença, a fim de gerar uma grande mobilização para que se possa reduzir de forma drástica a presença do vetor no Brasil. Além disso, ele destacou que é "preocupante" ter 19 estados com risco alto e muito alto de epidemia
Nenhum comentário:
Postar um comentário