Números e informações até:
Fonte: PNAD/IBGE
"Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola".
Em 2008, ao analisarmos o Brasil como um todo, 91,4% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos já estavam na escola. Essa proporção subiu para 91,9% em 2009. Apesar de positivo, o aumento não foi suficiente para que a meta intermediária de 92,7% fosse atingida.
Fonte PNAD/IBGE
Indicadores | Metas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2009 | 2010 | 2021 | |
Brasil | 88,8 % | 89,9 % | 90,4 % | 91,4 % | 91,9 % | 92,7 % | 93,4 % | 98,0 % |
Região Norte | 84,9 % | 86,3 % | 87,6 % | 89,1 % | 89,7 % | 90,7 % | 91,8 % | 98,0 % |
Região Nordeste | 88,7 % | 89,9 % | 90,8 % | 91,9 % | 92,3 % | 92,6 % | 93,4 % | 98,0 % |
Região Sudeste | 90,6 % | 91,8 % | 92,0 % | 92,7 % | 93,5 % | 93,8 % | 94,3 % | 98,0 % |
Região Sul | 86,9 % | 88,0 % | 88,4 % | 89,5 % | 89,5 % | 91,8 % | 92,7 % | 98,0 % |
Região Centro-oeste | 87,5 % | 88,8 % | 88,4 % | 89,6 % | 90,1 % | 92,0 % | 92,8 % | 98,0 % |
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 1 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
META 2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
"Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental". Não há ainda no Brasil um instrumento de avaliação externa, em âmbito nacional, que acompanhe a alfabetização das crianças ao final da 2ª série (3º ano) ou aos 8 anos de idade.
META 3 - Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
BrasilNúmeros e informações referentes a:
Fonte: SAEB/INEP
"Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série".
Ficou definido, então, que 70% dos alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática.A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
Fonte: SAEB/INEP
Indicadores | Metas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2001 | 2003 | 2005 | 2007 | 2009 | 2009 | 2021 | |
4ª/5º EF - Port. | 23,7 % | 25,6 % | 26,6 % | 27,9 % | 34,2 % | 36,6 % | 70,0 % |
Região Norte | 15,5 % | 17,1 % | 17,4 % | 18,4 % | 25,4 % | 26,6 % | 65,0 % |
Região Nordeste | 13,8 % | 16,5 % | 16,7 % | 18,9 % | 23,8 % | 25,8 % | 64,5 % |
Região Sudeste | 34,7 % | 36,1 % | 37,8 % | 36,0 % | 45,7 % | 47,3 % | 74,3 % |
Região Sul | 30,0 % | 32,4 % | 32,7 % | 35,1 % | 41,5 % | 42,5 % | 72,5 % |
Região Centro-oeste | 21,9 % | 27,5 % | 28,8 % | 30,9 % | 40,2 % | 38,8 % | 70,9 % |
4ª/5º EF - Mat. | 14,9 % | 15,1 % | 18,7 % | 23,7 % | 32,6 % | 29,1 % | 70,0 % |
Região Norte | 6,5 % | 6,7 % | 8,0 % | 13,1 % | 20,1 % | 15,3 % | 62,0 % |
Região Nordeste | 7,4 % | 8,0 % | 9,9 % | 14,6 % | 20,0 % | 18,1 % | 64,0 % |
Região Sudeste | 23,3 % | 23,8 % | 28,0 % | 31,6 % | 45,8 % | 38,9 % | 73,9 % |
Região Sul | 18,9 % | 18,9 % | 24,3 % | 31,2 % | 41,1 % | 35,2 % | 72,5 % |
Região Centro-oeste | 13,7 % | 15,2 % | 20,1 % | 25,4 % | 36,2 % | 30,6 % | 70,7 % |
8ª/9º EF - Port. | 21,8 % | 20,1 % | 19,5 % | 20,5 % | 26,3 % | 24,7 % | 70,0 % |
Região Norte | 16,2 % | 13,5 % | 12,5 % | 13,6 % | 20,3 % | 17,0 % | 65,7 % |
Região Nordeste | 13,7 % | 14,3 % | 12,0 % | 13,3 % | 19,3 % | 16,4 % | 65,3 % |
Região Sudeste | 26,0 % | 23,1 % | 23,9 % | 24,2 % | 32,4 % | 29,3 % | 72,0 % |
Região Sul | 27,0 % | 24,8 % | 22,8 % | 23,1 % | 31,4 % | 28,2 % | 71,5 % |
Região Centro-oeste | 20,7 % | 20,2 % | 18,5 % | 19,8 % | 27,8 % | 23,6 % | 69,5 % |
8ª/9º EF - Mat. | 13,4 % | 14,7 % | 13,0 % | 14,3 % | 14,8 % | 17,9 % | 70,0 % |
Região Norte | 6,1 % | 5,8 % | 5,8 % | 7,2 % | 8,3 % | 9,2 % | 63,6 % |
Região Nordeste | 7,7 % | 8,1 % | 7,4 % | 8,5 % | 10,2 % | 11,2 % | 65,5 % |
Região Sudeste | 16,8 % | 19,1 % | 16,5 % | 17,2 % | 18,8 % | 21,9 % | 71,9 % |
Região Sul | 16,7 % | 18,5 % | 17,2 % | 17,2 % | 19,1 % | 22,6 % | 72,2 % |
Região Centro-oeste | 12,4 % | 13,7 % | 11,3 % | 13,8 % | 15,6 % | 16,0 % | 68,9 % |
3ª EM - Port. | 25,8 % | 26,9 % | 22,6 % | 24,5 % | 28,9 % | 26,3 % | 70,0 % |
Região Norte | 16,6 % | 16,1 % | 13,1 % | 13,2 % | 22,1 % | 16,2 % | 64,2 % |
Região Nordeste | 17,6 % | 21,8 % | 15,7 % | 17,3 % | 22,1 % | 19,1 % | 66,1 % |
Região Sudeste | 28,9 % | 29,2 % | 25,8 % | 28,7 % | 32,8 % | 29,6 % | 71,4 % |
Região Sul | 31,3 % | 35,3 % | 28,4 % | 30,9 % | 38,6 % | 32,2 % | 72,5 % |
Região Centro-oeste | 29,8 % | 28,8 % | 24,7 % | 24,4 % | 29,5 % | 28,5 % | 71,0 % |
3ª EM - Mat. | 11,6 % | 12,8 % | 10,9 % | 9,8 % | 11,0 % | 14,3 % | 70,0 % |
Região Norte | 4,4 % | 5,0 % | 4,5 % | 3,1 % | 4,9 % | 6,7 % | 63,4 % |
Região Nordeste | 8,8 % | 10,2 % | 8,5 % | 6,2 % | 6,8 % | 11,5 % | 68,2 % |
Região Sudeste | 12,8 % | 12,9 % | 15,5 % | 11,4 % | 13,7 % | 19,4 % | 72,6 % |
Região Sul | 15,2 % | 19,4 % | 17,0 % | 14,1 % | 16,5 % | 21,1 % | 73,3 % |
Região Centro-oeste | 13,0 % | 13,6 % | 14,7 % | 9,2 % | 10,4 % | 18,5 % | 72,2 % |
Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série:
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
META 4 - Todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos
BrasilNúmeros e informações até:
Fonte: PNAD/IBGE
"Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio".
A taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos foi de 50,2% em 2009. Este percentual está acima da meta proposta, o que é um bom sinal. Entretanto, é preciso observar que a distância para a meta final é ainda grande. Em 2022, espera-se que 90% dos jovens com 19 anos tenham completado esta etapa do ensino – o que representa um aumento de 40 pontos percentuais nos próximos 14 anos.
Fonte: PNAD/IBGE
Indicadores | Metas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2009 | 2010 | 2021 | |
Jovens de 16 anos que concluíram o EF | 56,6 % | 58,8 % | 60,5 % | 61,5 % | 63,4 % | 64,5 % | 68,4 % | 95,0 % |
Região Norte | 38,9 % | 46,0 % | 47,5 % | 50,1 % | 49,8 % | 50,7 % | 56,3 % | 95,0 % |
Região Nordeste | 38,2 % | 40,8 % | 42,0 % | 44,9 % | 49,1 % | 48,4 % | 54,3 % | 95,0 % |
Região Sudeste | 70,8 % | 71,5 % | 73,7 % | 74,4 % | 73,3 % | 75,9 % | 78,2 % | 95,0 % |
Região Sul | 66,6 % | 68,3 % | 70,6 % | 69,3 % | 72,6 % | 73,9 % | 76,5 % | 95,0 % |
Região Centro-oeste | 59,7 % | 60,2 % | 63,7 % | 64,5 % | 70,6 % | 66,2 % | 69,9 % | 95,0 % |
Jovens de 19 anos que concluíram o EM | 39,8 % | 44,1 % | 44,9 % | 47,1 % | 50,2 % | 46,5 % | 49,7 % | 90,0 % |
Região Norte | 26,0 % | 28,9 % | 32,3 % | 36,3 % | 36,6 % | 32,4 % | 36,4 % | 90,0 % |
Região Nordeste | 23,2 % | 27,0 % | 28,8 % | 30,8 % | 37,1 % | 30,5 % | 34,5 % | 90,0 % |
Região Sudeste | 52,3 % | 56,7 % | 57,1 % | 58,8 % | 59,7 % | 57,6 % | 60,1 % | 90,0 % |
Região Sul | 50,5 % | 55,6 % | 51,2 % | 54,8 % | 60,5 % | 56,9 % | 59,4 % | 90,0 % |
Região Centro-oeste | 40,1 % | 41,5 % | 45,2 % | 48,0 % | 49,5 % | 45,8 % | 49,1 % | 90,0 % |
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 4 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
META 5 - Investimento em Educação ampliado e bem gerido
BrasilNúmeros e informações até:
Fonte: INEP/MEC, IPEA/DISOC e IBGE
"Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB".
Em 2009 o investimento público direto em Educação Básica foi de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto).
Fonte: INEP/MEC, IPEA/DISOC e IBGE
Indicadores | Metas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2021 | |
Brasil | 3,2 % | 3,6 % | 3,8 % | 4,0 % | 4,3 % | 5,0 % | 5,0 % |
Para a Meta 5, não há dados por estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário