terça-feira, 4 de janeiro de 2011

rasil é o 53º em leitura e o 57º em matemática em ranking do Pisa 2009

Avaliação da OCDE mediu a Educação em 65 economias do mundo

 Brasil é o 53º em leitura e o 57º em matemática em ranking do Pisa 2009
O Brasil assumiu a 53ª posição em leitura e ciências, e o 57º lugar em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado nesta terça-feira (7/12/2010). O exame é aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e verificou a situação educacional de 65 economias do mundo.
Baixe aqui o sumário executivo do Pisa 2009
O desempenho dos estudantes brasileiros melhorou nas três disciplinas, com relação a 2006. De 2000 a 2009, a performance dos brasileiros passou de 396 para 412 pontos em leitura; de 334 para 386, em matemática; e de 375 para 405 pontos em ciências. Veja abaixo o quadro resumido com a pontuação do País
 

Desempenho do Brasil

 

Leitura

Matemática

Ciências

2009

412

386

405

2006

393

370

390

2003

403

356

390

2000

396

334

375

 Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, o crescimento ao longo dos anos é positivo, no entanto, é necessário cautela na comemoração. "Quando o desempenho é muito ruim, uma evolução é esperada. O grande desafio é manter e acelerar o ritmo da melhora educacional", aponta.

O Ministério da Educação (MEC) calculou a média geral do Brasil somando a nota das três áreas e dividindo por três. Com isso, a nota geral do Brasil seria 401 pontos – bem abaixo da média dos países desenvolvidos, que é de 496 pontos.
Veja o ranking geral abaixo:
  

Ranking do Pisa 2009

Economias

Leitura

Matemática

Ciências

Xangai-China

556

600

575

Coreia

539

546

538

Finlândia

536

541

554

Hong Kong-China

533

555

549

Singapura

526

562

542

Canadá

524

527

529

Nova Zelândia

521

519

532

Japão

520

529

539

Austrália

515

514

527

Holanda

508

526

522

Bélgica

506

515

507

Noruega

503

498

500

Suíça

501

534

517

Estônia

501

512

528

Islândia

500

507

496

Polônia

500

495

508

Estados Unidos

500

487

502

Liechtenstein

499

536

520

Alemanha

497

513

520

Suécia

497

494

495

França

496

497

498

Irlanda

496

487

508

Taipei - China

495

543

520

Dinamarca

495

503

499

Reino Unido

494

492

514

Hungria

494

490

503

Portugal

489

487

493

Macau - China

487

525

511

Itália

486

483

489

Letônia

484

482

494

Eslovênia

483

501

512

Grécia

483

466

470

Espanha

481

483

488

República Tcheca

478

493

500

República Eslovaca

477

497

490

Croácia

476

460

486

Israel

474

447

455

Luxemburgo

472

489

484

Áustria

470

496

494

Lituânia

468

477

491

Turquia

464

445

454

Rússia

459

468

478

Dubai (Emirados Árabes Unidos)

459

453

466

Chile

449

421

447

Sérvia

442

442

443

Bulgária

429

428

439

Uruguai

426

427

427

México

425

419

416

Romênia

424

427

428

Tailândia

421

419

425

Trinidad e Tobago

416

414

410

Colômbia

413

381

402

Brasil

412

386

405

Montenegro

408

403

401

Jordânia

405

387

415

Tunísia

404

371

401

Indonésia

402

371

383

Argentina

398

388

401

Cazaquistão

390

405

400

Albânia

385

377

391

Catar

372

368

379

Panamá

371

360

376

Peru

370

365

369

Azerbaijão

362

431

373

Quirguistão

314

331

330

 Metodologia
O Pisa, segundo a OCDE, tem como objetivo ajudar os países a verificarem como seus sistemas educacionais estão na comparação global dos quesitos qualidade, equidade e eficiência. Os melhores sistemas educacionais podem servir de inspiração para ajudar os estudantes a aprenderem melhor, os professores, a ensinarem melhor e os sistemas a se tornarem mais efetivos.
O foco principal do Pisa 2009 foi leitura. O levantamento também atualizou o desempenho dos estudantes em matemática e ciências. A avaliação mede o conhecimento nas três áreas sempre com foco na reflexão e na aplicação em questões da vida prática.  
Aproximadamente 470 mil estudantes realizaram a avaliação de 2009 – que representam cerca de 26 milhões de jovens de 15 anos das escolas das 65 economias participantes. Cerca de 20 mil estudantes brasileiros nascidos em 1993 responderam as provas de leitura, matemática e ciências.
Cada aluno passou duas horas para responder perguntas de leitura, matemática e ciências. O exame tem perguntas discursivas, que exigem respostas escritas, e também testes de múltipla escolha. 
 

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