Renda média representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios.
3.168.133 (2010)
783.360 (2007)
R$ 25.481.448,00 (2008)
R$ 458,00 (2009)
783.360 (2007)
R$ 25.481.448,00 (2008)
R$ 458,00 (2009)
IBGE
10 a 14 anos: 5,9 %
15 ou mais: 18,1 %
PNAD/IBGE - 2009
No total da População em idade escolar calculada para 2007, 128 municípios e o Distrito Federal não participaram da Contagem Populacional realizada pelo IBGE. Dessa forma, o número de habitantes da Região Centro Oeste e do Brasil, estão subestimados.
Renda média representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios.
Renda média representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios.
Meta 1: Atendimento
Nota Informativa: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 1 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
4 a 6 anos | 7 a 14 anos | 15 a 17 anos | 4 a 17 anos | |
---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 87,3 % | 96,5 % | 78,4 % | 90,3 % |
Região Nordeste (2009) | 89,0 % | 97,7 % | 81,1 % | 92,3 % |
Brasil (2009) | 84,6 % | 97,9 % | 82,2 % | 91,9 % |
Fonte: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 1 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
Meta 3: Desempenho
Nota Informativa: SAEB/INEP
Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série:
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
4ª/5º EF - Port. | 4ª/5º EF - Mat. | 8ª/9º EF - Port. | 8ª/9º EF - Mat. | 3ª EM - Port. | 3ª EM - Mat. | |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 21,3 % | 17,8 % | 20,5 % | 12,2 % | 19,6 % | 5,8 % |
Região Nordeste (2009) | 23,8 % | 20,0 % | 19,3 % | 10,2 % | 22,1 % | 6,8 % |
Brasil (2009) | 34,2 % | 32,6 % | 26,3 % | 14,8 % | 28,9 % | 11,0 % |
Fonte: SAEB/INEP
Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série:
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
Meta 4: Conclusão
Nota Informativa: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 4 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
Jovens de 16 anos que concluíram o EF | Jovens de 19 anos que concluíram o EM | |
---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 54,7 % | 35,2 % |
Região Nordeste (2009) | 49,1 % | 37,1 % |
Brasil (2009) | 63,4 % | 50,2 % |
Fonte: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 4 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
Crianças cujos pais têm menos de 4 anos de estudo
Nota Informativa: UNICEF
Pai | Mãe | |
---|---|---|
Rio Grande do Norte (2006) | 36,9 % | 23,4 % |
Região Nordeste (2006) | 41,7 % | 28,3 % |
Brasil (2006) | 23,5 % | 16,8 % |
Fonte: UNICEF
População
Nota Informativa: IBGE
Rio Grande do Norte (2010) | 3.168.133 |
Região Nordeste (2010) | 53.078.137 |
Brasil (2010) | 190.732.694 |
Fonte: IBGE
População em idade escolar
Nota Informativa: IBGE
Para o ano de 2007, 128 municípios e o Distrito Federal não participaram da Contagem Populacional realizada pelo IBGE. Dessa forma, o número de habitantes da Região Centro Oeste e do Brasil, estão subestimados.
0 a 3 anos | 4 a 6 anos | 7 a 14 anos | 15 a 17 anos | Total 4 a 17 anos | |
---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2007) | 186.978 | 153.479 | 459.282 | 170.599 | 783.360 |
Região Nordeste (2007) | 2.748.658 | 2.307.108 | 6.658.440 | 2.480.205 | 11.445.753 |
Brasil (2007) | 6.944.653 | 5.775.638 | 16.985.542 | 6.314.739 | 29.075.919 |
Fonte: IBGE
Para o ano de 2007, 128 municípios e o Distrito Federal não participaram da Contagem Populacional realizada pelo IBGE. Dessa forma, o número de habitantes da Região Centro Oeste e do Brasil, estão subestimados.
População escolar (4-17) / população total
Nota Informativa: IBGE
Para o ano de 2007, utilizamos os dados de população em idade escolar da pesquisa de Contagem Populacional realizada pelo IBGE, em que 128 municípios e o Distrito Federal não participaram. Dessa forma, esse indicador é sub-estimado para o a Região Centro-Oeste e Brasil.
Rio Grande do Norte (2007) | 26,0 % |
Região Nordeste (2007) | 22,2 % |
Brasil (2007) | 15,8 % |
Fonte: IBGE
Para o ano de 2007, utilizamos os dados de população em idade escolar da pesquisa de Contagem Populacional realizada pelo IBGE, em que 128 municípios e o Distrito Federal não participaram. Dessa forma, esse indicador é sub-estimado para o a Região Centro-Oeste e Brasil.
Matrículas
Nota Informativa: MEC/INEP
Creche | Pré-Escola | Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 47.300 | 90.285 | 307.893 | 246.479 | 145.296 |
Região Nordeste (2009) | 441.161 | 1.657.306 | 5.553.562 | 4.352.695 | 2.345.926 |
Brasil (2009) | 1.896.363 | 4.866.268 | 17.295.618 | 14.409.910 | 7.966.794 |
Fonte: MEC/INEP
Taxa de Analfabetismo
Nota Informativa: PNAD/IBGE
10 a 14 anos | 15 anos ou mais | |
---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 5,9 % | 18,1 % |
Região Nordeste (2009) | 4,7 % | 18,7 % |
Brasil (2009) | 2,5 % | 9,7 % |
Fonte: PNAD/IBGE
Taxa de Escolarização
Nota Informativa: PNAD/IBGE; Elaborado por INEP/DTDIE
Bruta - Pré-escola | Líquida - Pré-escola | Bruta - EF | Líquida - EF | Bruta - EM | Líquida - EM | |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2006) | 72,3 % | 68,8 % | 122,3 % | 94,3 % | 74,7 % | 34,1 % |
Região Nordeste (2006) | 75,7 % | 67,7 % | 124,2 % | 93,4 % | 76,8 % | 33,1 % |
Brasil (2006) | 70,2 % | 64,8 % | 116,2 % | 94,8 % | 82,2 % | 47,1 % |
Fonte: PNAD/IBGE; Elaborado por INEP/DTDIE
Alunos no turno noturno (%)
Nota Informativa: MEC/INEP
Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 0,2 % | 7,6 % | 41,9 % |
Região Nordeste (2009) | 0,6 % | 8,5 % | 40,0 % |
Brasil (2009) | 0,4 % | 4,4 % | 37,0 % |
Fonte: MEC/INEP
Crianças (10 a 14 anos) com mais de dois anos de atraso escolar
Nota Informativa: PNAD/IBGE
Rio Grande do Norte (2009) | 22,0 % |
Região Nordeste (2009) | 20,7 % |
Brasil (2009) | 13,0 % |
Fonte: PNAD/IBGE
Defasagem escolar média em anos de estudo (Crianças entre 10 e 14 anos)
Nota Informativa: PNAD/IBGE
Rio Grande do Norte (2009) | 1,4 |
Região Nordeste (2009) | 1,4 |
Brasil (2009) | 1,1 |
Fonte: PNAD/IBGE
Escolaridade média em anos de estudo (pessoas de 25 anos ou mais)
Nota Informativa: PNAD/IBGE
Rio Grande do Norte (2009) | 6,1 |
Região Nordeste (2009) | 5,8 |
Brasil (2009) | 7,2 |
Fonte: PNAD/IBGE
Número médio de séries concluídas
Nota Informativa: MEC/INEP/DTDIE
Ens. Fundamental | Ensino Médio | Total 4 a 17 anos | |
---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2005) | 6,1 | 2,5 | 7,2 |
Região Nordeste (2005) | 5,6 | 2,3 | 6,4 |
Brasil (2005) | 6,3 | 2,3 | 7,4 |
Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de distorção idade-conclusão
Nota Informativa: MEC/INEP/DTDIE
Ens. Fundamental | Ensino Médio | |
---|---|---|
Rio Grande do Norte (2005) | 62,2 % | 50,6 % |
Região Nordeste (2005) | 71,4 % | 58,0 % |
Brasil (2005) | 59,2 % | 36,9 % |
Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Média de alunos por turma e horas-aula diárias
Nota Informativa
Média de horas-aula diária
MEC/INEP
Média de alunos por turma
MEC/INEP/DTDIE
Creche | Pré-Escola | Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|---|---|
Média de horas-aula diária (2009) | 5,0 | 4,4 | 4,4 | 4,4 | 4,1 |
Região Nordeste (2009) | 5,6 | 4,1 | 4,1 | 4,2 | 4,2 |
Brasil (2009) | 7,8 | 4,7 | 4,3 | 4,5 | 4,5 |
Média de alunos por turma (2009) | 20,5 | 19,5 | 23,2 | 28,6 | 34,3 |
Região Nordeste (2009) | 19,9 | 18,8 | 23,8 | 29,6 | 33,2 |
Brasil (2009) | 15,3 | 19,1 | 24,2 | 29,6 | 32,1 |
Média de horas-aula diária - Fonte: MEC/INEP
Média de alunos por turma - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxas de aprovação, abandono, evasão, promoção, repetência, reprovação e distorção idade-série
Nota Informativa
Taxa de evasão
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de distorção idade-série
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de promoção
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de repetência
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de aprovação
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de reprovação
MEC/INEP/DTDIE
Taxa de abandono
MEC/INEP/DTDIE
Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|
Taxa de evasão (2005) | 8,7 % | 10,3 % | 2,9 % |
Região Nordeste (2005) | 11,4 % | 15,0 % | 3,3 % |
Brasil (2005) | 7,4 % | 14,1 % | 3,4 % |
Taxa de distorção idade-série (2009) | 34,2 % | 28,1 % | 36,9 % |
Região Nordeste (2009) | 32,5 % | 32,5 % | 40,2 % |
Brasil (2009) | 23,0 % | 25,0 % | 30,4 % |
Taxa de promoção (2005) | 63,5 % | 71,8 % | 81,0 % |
Região Nordeste (2005) | 68,7 % | 66,3 % | 80,5 % |
Brasil (2005) | 78,3 % | 68,5 % | 81,8 % |
Taxa de repetência (2005) | 27,8 % | 17,9 % | 16,1 % |
Região Nordeste (2005) | 19,9 % | 18,7 % | 16,2 % |
Brasil (2005) | 14,3 % | 17,4 % | 14,8 % |
Taxa de aprovação (2009) | 83,2 % | 70,0 % | 71,1 % |
Região Nordeste (2009) | 83,6 % | 75,5 % | 74,3 % |
Brasil (2009) | 88,5 % | 81,3 % | 75,9 % |
Taxa de reprovação (2009) | 13,0 % | 20,1 % | 8,0 % |
Região Nordeste (2009) | 12,4 % | 15,6 % | 9,3 % |
Brasil (2009) | 9,2 % | 13,4 % | 12,6 % |
Taxa de abandono (2009) | 3,8 % | 9,9 % | 20,9 % |
Região Nordeste (2009) | 4,0 % | 8,9 % | 16,4 % |
Brasil (2009) | 2,3 % | 5,3 % | 11,5 % |
Taxa de evasão - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de distorção idade-série - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de promoção - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de repetência - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de aprovação - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de reprovação - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Taxa de abandono - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Tempo médio de permanência no sistema e esperado para conclusão
Nota Informativa
Tempo médio de permanência no sistema (anos)
MEC/INEP/DTDIE
Tempo médio esperado para a conclusão
MEC/INEP/DTDIE
Ens. Fundamental | Ensino Médio | Total 4 a 17 anos | |
---|---|---|---|
Tempo médio de permanência no sistema (anos) (2005) | 8,9 | 3,5 | 10,5 |
Região Nordeste (2005) | 8,2 | 3,4 | 9,4 |
Brasil (2005) | 8,2 | 3,3 | 9,7 |
Tempo médio esperado para a conclusão (2005) | 11,2 | 4,0 | 15,2 |
Região Nordeste (2005) | 11,1 | 4,0 | 15,2 |
Brasil (2005) | 10,0 | 3,8 | 13,9 |
Tempo médio de permanência no sistema (anos) - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
Tempo médio esperado para a conclusão - Fonte: MEC/INEP/DTDIE
ENEM (desempenho médio)
Nota Informativa: MEC/INEP
3ª Série EM - Prova Objetiva | 3ª Série EM - Redação | Egresso - Prova Objetiva | Egresso - Redação | |
---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2005) | 31,09 | 49,96 | 34,74 | 54,90 |
Região Nordeste (2005) | 30,69 | 50,41 | 35,71 | 56,14 |
Brasil (2005) | 34,15 | 52,71 | 39,51 | 57,53 |
Fonte: MEC/INEP
SAEB (desempenho médio)
Nota Informativa: MEC/INEP
4ª/5º EF - Port. | 4ª/5º EF - Mat. | 8ª/9º EF - Port. | 8ª/9º EF - Mat. | 3ª EM - Port. | 3ª EM - Mat. | |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 171,1 | 188,3 | 235,9 | 242,0 | 256,9 | 259,7 |
Região Nordeste (2009) | 167,3 | 184,0 | 232,4 | 235,9 | 258,4 | 261,3 |
Brasil (2009) | 184,3 | 204,3 | 244,0 | 248,7 | 268,8 | 274,7 |
Fonte: MEC/INEP
IDEB
Nota Informativa
MEC/INEP
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador da qualidade da Educação desenvolvido pelo Ministério da Educação. Seus valores variam de 1 a 10, e o objetivo do MEC é que o Brasil alcance o Ideb 6, no Ensino Fundamental I, até 2022.
Para o Ensino Fundamental, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais). Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais), com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para municípios foram consideradas apenas as escolas públicas no cálculo do Ideb.
Para o Ensino Médio, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas e particulares da zona urbana. Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas e privadas da zona urbana, com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para o Ensino Médio, o Ideb só pode ser calculado para Unidade da Federação, Região e Brasil.
Os dados por Escola, se referem às escolas públicas que oferecem Ensino Fundamental regular e possuam pelo menos 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
Para o Ensino Fundamental, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais). Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais), com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para municípios foram consideradas apenas as escolas públicas no cálculo do Ideb.
Para o Ensino Médio, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas e particulares da zona urbana. Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas e privadas da zona urbana, com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para o Ensino Médio, o Ideb só pode ser calculado para Unidade da Federação, Região e Brasil.
Os dados por Escola, se referem às escolas públicas que oferecem Ensino Fundamental regular e possuam pelo menos 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 3,9 | 3,3 | 3,1 |
Região Nordeste (2009) | 3,8 | 3,4 | 3,3 |
Brasil (2009) | 4,6 | 4,0 | 3,6 |
Fonte: MEC/INEP
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador da qualidade da Educação desenvolvido pelo Ministério da Educação. Seus valores variam de 1 a 10, e o objetivo do MEC é que o Brasil alcance o Ideb 6, no Ensino Fundamental I, até 2022.
Para o Ensino Fundamental, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais). Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais), com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para municípios foram consideradas apenas as escolas públicas no cálculo do Ideb.
Para o Ensino Médio, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas e particulares da zona urbana. Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas e privadas da zona urbana, com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para o Ensino Médio, o Ideb só pode ser calculado para Unidade da Federação, Região e Brasil.
Os dados por Escola, se referem às escolas públicas que oferecem Ensino Fundamental regular e possuam pelo menos 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
Para o Ensino Fundamental, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais). Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas (urbanas e rurais) e escolas privadas (urbanas e rurais), com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para municípios foram consideradas apenas as escolas públicas no cálculo do Ideb.
Para o Ensino Médio, os dados do Brasil e Regiões englobam escolas públicas e particulares da zona urbana. Para as Unidades da Federação foram consideradas as escolas públicas e privadas da zona urbana, com exceção dos estados da Região Norte, em que a rede privada não foi incluída por questões amostrais. Para o Ensino Médio, o Ideb só pode ser calculado para Unidade da Federação, Região e Brasil.
Os dados por Escola, se referem às escolas públicas que oferecem Ensino Fundamental regular e possuam pelo menos 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI)
Nota Informativa: UNICEF
Rio Grande do Norte (2007) | 0,605 |
Região Nordeste (2006) | 0,647 |
Brasil (2006) | 0,733 |
Fonte: UNICEF
Produto Interno Bruto (PIB)
Nota Informativa: IBGE
Rio Grande do Norte (2008) | R$ 25.481.448,00 |
Região Nordeste (2008) | R$ 397.502.594,00 |
Brasil (2009) | R$ 3.143.014.695,00 |
Fonte: IBGE
Renda Domiciliar Per Capita
Nota Informativa: IBGE
Para Brasil, Estados e Regiões Administrativas, esse indicador representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios. Para os Municípios esse indicador representa a renda per capita, total da renda do município dividida pelo total de habitantes do município.
Rio Grande do Norte (2009) | R$ 458,00 |
Região Nordeste (2009) | R$ 396,00 |
Brasil (2009) | R$ 632,00 |
Fonte: IBGE
Para Brasil, Estados e Regiões Administrativas, esse indicador representa a renda domiciliar per capita, ou seja, a média da renda total dos domicílios dividida pelo total de moradores dos domicílios. Para os Municípios esse indicador representa a renda per capita, total da renda do município dividida pelo total de habitantes do município.
Investimento direto em Ed. Básica
Nota Informativa
Média por aluno
INEP/MEC, IPEA/DISOC e IBGE
Os dados do Brasil referem-se aos dados divulgados pelo Inep, já os dados das Unidades da Federação referem-se aos gastos divulgados pelo SIOPE (Sistema de Informações sobre orçamentos públicos em Educação) de gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) por aluno. Os dados estão disponíveis apenas para o Total da Educação Básica, pois a divisão feita pelo SIOPE das etapas de ensino difere da divisão feita pelo Movimento. Além disso, para algumas Unidades da Federação os dados do SIOPE não estão perfeitamente alinhados com os dados do Inep.
Ed. Infantil | Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | Total 4 a 17 anos | |
---|---|---|---|---|---|
Média por aluno (2009) | - | - | - | - | R$ 2.038,18 |
Brasil (2009) | R$ 2.257,00 | R$ 3.177,00 | R$ 3.314,00 | R$ 2.317,00 | R$ 2.948,00 |
Média por aluno - Fonte: INEP/MEC, IPEA/DISOC e IBGE
Os dados do Brasil referem-se aos dados divulgados pelo Inep, já os dados das Unidades da Federação referem-se aos gastos divulgados pelo SIOPE (Sistema de Informações sobre orçamentos públicos em Educação) de gastos com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) por aluno. Os dados estão disponíveis apenas para o Total da Educação Básica, pois a divisão feita pelo SIOPE das etapas de ensino difere da divisão feita pelo Movimento. Além disso, para algumas Unidades da Federação os dados do SIOPE não estão perfeitamente alinhados com os dados do Inep.
Docentes com Curso Superior
Nota Informativa: MEC/INEP/DTDIE
Creche | Pré-Escola | Ens. Fundamental - anos iniciais | Ens. Fundamental - anos finais | Ensino Médio | |
---|---|---|---|---|---|
Rio Grande do Norte (2009) | 34,6 % | 43,7 % | 58,3 % | 71,9 % | 80,0 % |
Região Nordeste (2009) | 26,9 % | 28,8 % | 40,4 % | 59,2 % | 81,2 % |
Brasil (2009) | 46,2 % | 49,9 % | 61,3 % | 78,5 % | 91,3 % |
Fonte: MEC/INEP/DTDIE
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