sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARABÉNS A TODOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS!

Você é orgulho do nosso país, sem você querido funcionário público muitas tarefas ficariam sem serem feitas. Você faz parte da construção de um Brasil melhor, de uma nação melhor, você é capaz e por isso merece um dia especialmente para você. Felicidades!
Em especial Parabéns aos Funcionários da Escola Municipal Avelino Matias Xavier.
Desejo a todos muito sucesso, prudencia, responsabilidade e excelência.
Abraços - Graça Araújo - Diretora

domingo, 23 de outubro de 2011

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem foi de 25%, diz Inep

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, 25% dos 5,3 milhões de candidatos inscritos não compareceram para fazer as provas. Para o Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção está dentro do esperado e é inferior ao registrado no primeiro dia do exame no ano passado, quando 27% dos participantes faltaram.

Os estados com maior índice de faltosos foram o Distrito Federal (31,24%), a Bahia (30,14%) e Roraima (29.39%). Já o Acre (19,44%), Piauí (19,60%) e Santa Catarina (20,35%) registraram os menores percentuais de abstenção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) avalia que as condições climáticas, como o frio e muita chuva, foram as responsáveis pelos altos índices de abstenção entre os participantes da Bahia, de Roraima e do Distrito Federal.

Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder as 90 questões de ciências humanas e da natureza. Segundo o MEC, a aplicação transcorreu “sem grandes incidentes”. Como em todos os anos, alunos chegaram atrasados e não puderam fazer a prova. Em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) houve tumulto causado por esses participantes que queriam entrar após o horário permitido.

Oito estudantes foram desclassificados porque utilizavam o celular durante o exame para postar mensagens na rede social Twitter. O uso de aparelhos eletrônico é proibido. Os equipamentos devem ser desligados e entregues aos fiscais de sala antes do início da prova.

Neste domingo (23) os candidatos terão uma hora a mais em relação ao primeiro dia para fazer a prova. Isso porque, além de responder às 90 questões de linguagens e matemática, os participantes têm que fazer a redação. Amanhã os portões também serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência para que evitem atrasos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CONCURSO PARA PROFESSOR RN

Estimados,

Começa hoje a insrição para o concurso público para a secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC). Serão oferecidas 3.500 vagas, sendo 600 para pedagogos e 2.900 para professores das seguintes disciplinas: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, Física, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. As inscrições começam segunda-feira e a taxa de inscrição é de R$ 50,00.

A oferta também contempla vagas para professores relativas aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A empresa que aplicará o exame é a Fundação Cesgranrio.

O prazo de inscrição é curto. Começa hoje e são apenas nove dias. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro e podem ser feitas através do site da Cesgranrio [http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=seecrn0111]. As provas serão aplicadas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros no dia 20 de novembro. O edital completo está disponível aqui: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/seecrn0111/seecrn0111_edital.pdf

Segundo o diretor-geral da Escola de Governo, Giovani Carvalho, os aprovados serão contratados até fevereiro de 2012.

Se interessarem, façam a inscrição agora aqui: https://seguro.cesgranrio.org.br/login.aspx?returnurl=/eventos/seecrn0111_inscricao.aspx

O salário inicial é de R$ 1.246,35.

São duas provas: uma objetiva e outra subjetiva.

A primeira será um prova objetiva de Didática Geral e Legislação Educacional (15 questões) e prova objetiva de Conhecimentos Específicos (35 questões), num total de 50 questões, cada uma valendo 1 ponto, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e tendo uma única resposta correta. A 1a Fase totaliza 50 pontos.

2a Fase - Constituída de Prova de Redação, estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, valendo 10,0 (dez) pontos.

Alguns vídeos interessantes para pensar a redação:

http://www.youtube.com/watch?v=Luwpi2IZ-q4 Dissertação parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=-9kcqzjivkU Dissertação parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=OspjZRgHy5U

A Dissertação nos Concursos Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=sAfQSoEjXsM
A Dissertação nos Concursos Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=OFIyYJ402qc
A Dissertação nos Concursos Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=KmYfK9aSHBg

Esquema Básico de uma Dissetação para Concursos Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Miq9Hf2lb18
Esquema Básico de uma Dissetação para Concursos Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=VxQhll8xxvk


Dissertação Objetiva Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=lUXcOoYhdrk
Dissertação Objetiva Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=1w-0E_r-vVU
Dissertação Objetiva Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=2wAasmiYE0E


Sucesso, boa prova para os que forem fazer, e felicidades!

domingo, 16 de outubro de 2011

APELO DE ALUNOS.

Queria que meu pai, minha mãe, meus professores, meus amigos, falasse um pouco de Jesus Cristo. Falasse sobre aquele cara que morreu na cruz para salvar os homens, que curava sem ser médico, ensinava sem ser professor e amava sem ser amado.
A Professora de História fala sobre a História do Brasil e sobre as pessoas importantes da humanidade, mas não fala da vida de Jesus Cristo, que marcou a história do universo.
O Professor de Matemática faz todos os cálculos, mas não calcula quanto Jesus Cristo sofreu para salvar a humanidade ou quantos passos deu carregando a cruz até chegar ao Monte Calvário e ao Túmulo da vida.
O Professor de Direito ensina todas as leis que o homem criou, mas não ensina a grande Lei de Cristo. Mostra os livros de leis e direitos, mas não mostra o livro dos grandes ensinamentos deixados por Jesus Cristo, que é o Evangelho.
A Professora de Português fala sobre as várias línguas e formas de comunicação dos homens, mas não fala da língua que Jesus Cristo pregou e da Comunicação da Boa Nova.
O Professor de Ciências fala sobre o homem e suas descobertas dentro da Ciência, mas nada fala sobre o homem Jesus cristo e a Ciência do seu amor.
Minha Mãe sabe o0 nome de todos os artistas das novelas das seis e das nove, mas nada sabe os nomes dos Apóstolos e Evangelistas, os verdadeiros artistas que Jesus apresentou. Sabe dos amores falsos da novela das oito, mas nada sabe sobre o verdadeiro amor, Cristo.
Meu Pai lê e conhece muitos livros importantes, mas só não lê e conhece a Bíblia que contém o amor de Deus para os homens.
Meus amigos dizem-se inteligentes porque passaram no vestibular, no entanto, não conhecem as provas do vestibular de Cristo.
Eu gostaria que as pessoas não tivessem vergonha de falar de Cristo, mas que dessem seu testemunho aberto para que tanto EU como VOCÊ o conhecêssemos melhor.

sábado, 15 de outubro de 2011

ORAÇÃO DO PROFESSOR.

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

SENTIMENTOS DA EMAMX A SECRETÁRIA YRAGUACY.

Este blog em nome de todos os que fazem a Escola Municipal Avelino Matias Xavier vem expor todo nosso sentimento a Secretária Municipal de Educação Yraguacy Souza e seus familiares pela perda do ente querido, seu sogro, ocorrido neste dia. Que Deus ilumine e console a vida de vocês, pois nem tudo acontece como pensamos, mas Deus sabe o que faz e consola na hora da dor.

MENSAGEM DA DIRETORA AOS PROFESSORES PELA PASSAGEM DO DIA DOS PROFESSORES.

Colegas Professores e Professoras,

É com imensa alegria que neste dia especial agradeço a cada um de vocês pela dedicação esforço, trabalho, competência, compromisso e cumplicidade com a qual temos levado a diante a Escola Municipal Avelino Matias Xavier. Quero dizer-lhes o quanto são especiais pelas ações realizadas, pelo lidarem com o complexo, por vencerem os desafios do cotidiano, por se desdobrarem para que os alunos aprendam e sejam igualmente vencedores
Tenho observado e acompanhado diariamente o esforço de cada um de vocês em deixar registrado na mente e nos corações dos nossos alunos as lições de vida, de conteúdos, de amizades e de sensibilidade para com o outro. A esperança de dias melhores com a colaboração de vocês na vida de cada aluno e de seus familiares.
É suas mãos professor, professora que hoje constrói o conhecimento e o amanhã através de seus ensinamentos que contribui para a construção histórica de cada ser humano que passa por você.
A EMAMX caminha no rumo certo e sem sombra de dúvida, vocês são os principais co-responsáveis pelo espetáculo que vivenciamos: o desempenho de nossos alunos na demonstração de competências e habilidades, conquistadas através de seu trabalho como docente.
Quero deixar para reflexão um trecho da obra do professor Geronimo de Macedo Molli quando diz: "O navegador é o fazedor de rotas, o que atravessa as águas, o aventureiro que faz o rastro, abre o caminho, mas não fixa, chega e vai. Mas há um navegador mais amado por Deus, um navegador diferente que abre o caminho e o torna caminho para os outros: O professor é o navegador que navega as mentes e os corações. Navegará homens e mulheres e os professores da EMAMX, serão os navegadores deste mar imenso e desconhecido."
A Vocês Professores e Professoras da EMAMX: Adalberto, Aliziane, Dora, Cristina, Janeleide, Estela, Diana, Kaliane, José Marques, Miriam, Alessandra, Roberto, Elayne, Geovane, Claudenires, Cleodon, Vina, Andreza, Iranete, Daniela, Bernadete, Wilza, Yves, Marleide e Luizinho, o meu reconhecimento e admiração.
Um forte abraço a todos.
Graça Araújo.

ALUNOS DA EMAMX EM UM GESTO DE AGRADECIMENTO COMEMORAM DIA DOS PROFESSORES.

Os alunos da Escola Municipal Avelino Matias Xavier comemoraram nesta sexta-feira, dia 14 de outubro de 2011 com grande estilo o dia dos Professores, no turno matutino algumas mães se fizeram presentes na organização e no servir aos professores, no turno vespertino os alunos foram os responsáveis pela organização e servir, logo cedo os alunos já estavam na escola para encher as bolas/bexigas, arrumar a sala, e alguns pais também estiveram presentes para organizar o som. A Direção e Coordenação agradeceram aos Professores pelo excelente trabalho prestado nesta escola, houve a leitura do Cordel e desejos de Feliz Dia dos Professores mesmo sabendo que dia do Professor é todo dia e que os mesmos são importantes e a mola mestra da sociedade. Parabéns aos Professores pelo seu dia e aos alunos pela demonstração de carinho.