terça-feira, 13 de julho de 2010

Escola lança Gincana do Estudante 2010. Veja o projeto e o Regulamento.

A Escola Municipal Avelino Matias Xavier lançou a Gincana do estudante 2010, com o tema: "PRATICANDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL". Segue abaixo o projeto e o Regulamento da Gincana.

 

ESCOLA MUNICIPAL AVELINO MATIAS XAVIER.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

LEI DE CRIAÇÃO 390/05 - NEP 24122203

e-mail: escolamunicipalamx@gmail.com

blog: http://escolamunicipalamx.blogsport.com

 

 

 

 

 

 

I GINCANA DO ESTUDANTE.

TEMA; PRATICANDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BREJINHO RN

2010

ESCOLA MUNICIPAL AVELINO MATIAS XAVIER.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

LEI DE CRIAÇÃO 390/05           -                INEP 24122203

e-mail: escolamunicipalamx@gmail.com

blog: http://escolamunicipalamx.blogsport.com

1 - JUSTIFICATIVA.

A Escola Municipal Avelino Matias Xavier, com sede á Rua Tiago Agostinho - Projeto Crescer, em Brejinho/RN, promove a I Gincana do Estudante, de forma dinâmica, harmoniosa e lúdica para sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões ambientais, centrada principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes, posturaas éticas, bem como no domínio de procedimentos e na busca de uma melhor qualidade de vida, de modo que todos possam mudar para transformar o meio ambiente e tornar esse planeta mais sustentável.

2 - OBJETIVOS

2.1 - OBJETIVO GERAL.

Mobilizar a comunidade estudantil através de uma competição saudável e educativa, resgatando valores de preservação e conservação ambiental; estimulando assim o desenvolvimento dos pilares da educação: Aprender a Conviver, Aprender a Fazer, Aprender a Aprender e Aprender a Ser, Aprender a Empreender, Aprender a Pensar e Conhecer e Aprender a Transcender.

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS.

2.2.1 - Exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação.

2.2.2 - Proporcionar aos alunos serem multiplicadores de conhecimentos e de práticas adequadas e ontinuadas para a sustentabilidade do planeta.

2.2.3 - Sensibilizar os alunos e professores envolvidos, no que diz respeito a urgência dos temas ambientais.

3 - ORGANIZAÇÃO.

3.1 - Período - de 12 de julho de 2010 a 10 de agosto de 2010.

3.2 - Horários - Corrida de ciclista; 7 h ( Da Bueira até a Escola Municipal Avelino Matias Xavier)

                           Gincana: 13 hs.

3.3 - Público Alvo - Alunos devidamente matriculados e freqüentando as aulas da Escola Municipal Avelino Matias Xavier.

3.4 - Quantidade de Membros por equipes - 20 alunos.

3.5 - Inscrições das equipes - De 12 de julho de 2010 a 14 de julho de 2010.

3.6 - Realização/Parceria: Prefeitura Municipal de Brejinho/Secretaria Municipal de Educação.

4 - DIVULGAÇÃO:

4.1 - Sensibilização nas salas de aula e sala de professores para participação na Gincana.

4.2 - Das tarefas por equipes.

4.3 - Da relação dos Materiais reciclados.

5 - ATIVIDADES PROPOSTAS.

5.1 - Corrida de Ciclista.

5.2 - Gincana do Estudante

         1ª etapa - Tarefas predefinidas.

         2ª etapa - Tarefas surpresas.

5.3 - Bingo de 01 carneiro.

5 - PREMIAÇÃO

5.1 - 1º lugar - 01 troféu

                         01 aula passeio ao Parque das Dunas e a Fábrica do Café Santa Clara.

5.2 - 2º lugar - 20 medalhas.

ESCOLA MUNICIPAL AVELINO MATIAS XAVIER.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

LEI DE CRIAÇÃO 390/05           -                INEP 24122203

e-mail: escolamunicipalamx@gmail.com

blog: http://escolamunicipalamx.blogsport.com

 

 

 

 

 

 

I GINCANA DO ESTUDANTE.

TEMA; PRATICANDO SUSTENTABILIDADE AMBIENTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BREJINHO RN

2010

ESCOLA MUNICIPAL AVELINO MATIAS XAVIER.

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

LEI DE CRIAÇÃO 390/05           -                INEP 24122203

e-mail: escolamunicipalamx@gmail.com

blog: http://escolamunicipalamx.blogsport.com

 

REGULAMENTO GERAL

 

1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

1.1 - Este Regimento dispõe sobre a organização da gincana da Escola Municipal Avelino Matias Xavier e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituida pela Direção da Escola. O mesmo será publicado no  blog da escola: http://escolamunicipalamx.blogspot.com

1.2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estãrão sujeitas as condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, e com o apoio imperioso das equipes.

1.3 - É de inteira responsabilidade do Coordenador da Equipe a ampla divulgação junto aos integrantes de sua equipe.

1.4 - Eventuais omissões deste Regimento serão sanadas pela Comissão Organizadora.

2 - DOS OBJETIVOS DA GINCANA

2.1 - OBJETIVO GERAL.

Mobilizar a comunidade estudantil através de uma competição saudável e educativa, resgatando valores de preservação e conservação ambiental; estimulando assim o desenvolvimento dos pilares da educação: Aprender a Conviver, Aprender a Fazer, Aprender a Aprender e Aprender a Ser, Aprender a Empreender, Aprender a Pensar e Conhecer e Aprender a Transcender.

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS.

2.2.1 - Exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação.

2.2.2 - Proporcionar aos alunos serem multiplicadores de conhecimentos e de práticas adequadas e ontinuadas para a sustentabilidade do planeta.

2.2.3 - Sensibilizar os alunos e professores envolvidos, no que diz respeito a urgência dos temas ambientais.

3 - DAS INSCRIÇÕES.

3.1 - As inscrições acontecerão entre os dias 12 de julho a 14 de julho de 2010.

3.2 - Cada equipe deverá constar de 20 alunos (da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental e EJA)

3.3 - Cada equipe deverá ter uma cor e todos os integrantes deverão estar com a cor da equipe.

3.4 - Cada equipe deverá ter um nome que a identifique e que esteja em consonância com o tema da Gincana.

3.5 - Cada equipe deverá ter um grito de guerra (dentro do tema e deverá ser entregue a comissão a letra)

3.6 - Cada equipe deverá criar um mascote e um estandarte,

3.7 - Cada equipe deverá ter um instrumento musical ( discoteca, dança de rua, reggae, rock, jazz, sertanejo, forró, eletro, música d enovela, anos 60, anos 80)

3.8 - Cada equipe deverá ter um Coordenador e um Vice coordenador.

3.9 - Cada equipe deverá ter 3 (três) professores co-responsáveis

3.10 - No dia da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitido a dispersão para outros locais.

3.11 - A torcida só deverá se manifestar na hora que for anunciado o nome da equipe.

4 - DA DATA, HORÁRIO E LOCAIS PARA CUMPRIMENTO DAS TAREFAS.

4.1 - A gincana será executada no dia 10 de agosto de 2010.

4.2 – A tarefa da horta e das ervas medicinais será no dia 05/08 ás 16 horas.

4.3 - No dia 06 de agosto ás 16 h, a tarefa da Missa dos Pais e do estudante.

4.4 - No dia 09 de agosto de 2010 ás 13h, as tarefas dos materiais reciclados.

4.5 - No dia 10 de agosto de 2010, ás 07 h, a tarefa da corrida de ciclista.

4.6 - No dia 10 de agosto de 2010, ás 12 h, a tarefa da venda dos bilhetes do Bingo.

4.7 - No dia 11 de agosto de 2010, ás 13 h, as tarefas predefinidas e surpresas.

5 - DA ABERTURA

5.1 - A Abertura constará da Composição das Mesas: Julgadora e de Honra. Do Hino Nacional. Da palavra da Direção e do Juramento feito pelo Coordenador da equipe.

5.2 - Cada equipe deverá organizar este momento com muito carinho. Convidar pais, irmãos, vizinhos e amigos para prestigiarem este momento.

5.3 - Ao ser anunciado o nome da equipe, todos os componentes deverão se apresentar com o grito de guerra e um  movimento coletivo.

5.4 - Cada equipe deverá apresentar um menino e uma menina para participar do desfile e ser escolhida a MISS ESTUDANTIL 2010. Serão observados: a beleza, o desfile, a simpatia e a desenvoltura.

6 - DAS TAREFAS.

6.1 - As tarefas serão entregues pela Comissão Organizadora aos professores responsáveis de cada equipe.

6.2 - As tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e contarão com clareza os quesitos para avaliação bem como a pontuação e o tempo a cumprir.

6.3 - As equipes que não entregarem as tarefas no prazo estipulados pela Comissão Organizadora, perderá pontos naquela tarefa.

6.4 - Há as tarefas predefinidas e as tarefas especiais/surpresa.

6.5 - As Dimensões das tarefas serão:

a) Ambientais e ecológicas - materiais recicláveis, horta e cantinho das ervas medicinais.

b) Esportivas - Corrida de ciclista.

c) Culturais - Provas de conhecimentos.

d) Artísticas - desenvoltura e criatividade.

e) Externas - Fora dos limites da escola.

6.6 - Se houver empate entre as equipes classificadas em 1º e 2º lugar, será realizada uma tarefa surpresa para promover o desempate.

7 - DA PONTUAÇÃO

7.1 - A Comissão Organizadora não se contentará com o simples cumprimento das tarefas, mais também avaliará a qualidade e o esforço dispensado para sua realização com simplicidade, respeito e criatividade.

7.2 - A pontuação das tarefas surpresas será anunciada antes de sua realização,

7.3 - A pontuação das tarefas predefinidas constará na frente da mesma.

7.4 - Para a avaliação do desempenho geral das equipes, durante toda a gincana a Comissão Organizadora analisará, além das tarefas, os itens que constam do objetivo geral e específicos.

7.5 - As equipes da gincana constituídas entre si serão compostas de estudantes da Escola Municipal Avelino Matias Xavier e professores. Todos os pais são convidados a se inserirem nas equipes de seus filhos como apoiadores.

7.6 - Até o dia 15 de julho de 2010, todas as equipes deverão entregar a Comissão Organizadora da Gincana:

a) O nome da equipe - este deve ser coerente com o tema da gincana.

b) Nome do Coordenador e Vice de cada equipe.

c) Cor da equipe.

d) Nome de 02(dois) adultos padrinho e madrinha da equipe (terá que ser pais responsáveis).

e) Nome dos 03 (três) professores ( estes deverão ajudar a equipe a se organizarem, a realizarem as tarefas e devem permanecer com a turma no dia da gincana).

8 - DA EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS

8.1 - A Coordenação de cada equipe deve confirmar junto a Comissão Organizadora a Inscrição dos seus membros para as tarefas.

8.2 – A Construção do Cantinho das Ervas medicinais e da horta no dia 05/08/2010.

8.3 - A tarefa da missa dos pais e dos estudantes, no dia 06 de agosto ás 15h e 45 minutos.

8.4 – A construção do centro de convivência da escola, no dia 09/08/2010 ás 13h.

8.5 - As tarefas dos materiais reciclados, 09 de agosto de 2010 ás 13 hs.

8.6 - A tarefa da corrida de ciclista, no dia 10 de agosto ás 07 hs.

8.7 - A tarefa da venda dos bilhetes do Bingo do carneiro, no dia 10 de agosto ás 12 hs.

8.8 - As tarefas predefinidas e surpresas, no dia 10 de agosto ás 13 hs.

9 - DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES.

9.1 - A equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos.

9.2 - 1º lugar - 01 troféu

                         01 aula paseio ao Parque das Dunas e a Indústria do Café Santa Clara.

9.3 - 2º lugar - 20 medalhas.

10 - DA COMISSÃO ORGANIZADORA.

10.1 - Compõem a Comissão Organizadora:

a) Diretora: Graça Araújo.

b) Vice Diretor: Juvino Marlos.

c) Coordenadoras Administrativas: Marleide Viegas.

                                                        Lourdinha Carvalho.

d) Coordenadoras Pedagógicas: Wedina Chacon.

                                                     Gisélia Bezerra.

e) Auxiliares de Secretaria: Elayne Cristina.

                                             Maria Daniele.

9.2 - São atribuições da Comissão Organizadora:

. Preparar o Regulamento.

. Preparar as tarefas predefinidas e surpresas da gincana.

, Divulgara a gincana e seu cronograma em nome da escola.

. Orientar as equipes em relação as dúvidas na interpretação do Regimento.

. Convocar reuniões quando se fizerem necessário.

. Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.

. Atribuir notas ás tarefas predefinidas com data marcada.

. Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.

10 - DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES.

10.1 - Preparar-s e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões distribuindo tarefa a elas.

10.2 - Está ciente que só será permitido a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:

a) Coordenador da equipe.

b) Executor das tarefas.

OBSERVAÇÃO; Somente a Coordenação da equipe terá acesso a Comissão Organizadora para dirimir dúvidas, quando da realização das tarefas simultâneas de todas as equipes.

11 - DA COMISSÃO JULGADORA.

11.1 - A Comissão Julgadora é soberana.

11.2 - A Comissão Julgadora será assessorada pela Comissão Organizadora.

11.3 - A Comissão Julgadora será convidada através de oficios pela Comissão Organizadora.

12 - DAS PENALIDADES ADICIONAIS.

12.1 - As equipes poderão perder pontos, no caso de:

a) Ultrapassar o limite de 2 (dois) minutos para iniciar a tarefa.

b) Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artificio (inclusive barulho) pode perder até o total de pontos da referida tarefa ( a critério da Comissão Organizadora)

c) Ultrapassar em 2 (dois) minutos o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.

d) Pichar ou riscar muros e instalações do local da realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc, desclassificação sumária (decisão irrecorrível)

13 - DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO.

13.1 - A Comissão Julgadora devidamente assessorada pela Comissão Organizadora, decidirá os casos omissos por este Regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela Comissão Organizadora.

 

BREJINHO RN, 08 DE JULHO DE 2010.

 


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