domingo, 7 de novembro de 2010

Folha de Respostas da primeira etapa do Enem teve os títulos temáticos invertidos

A folha de respostas da primeira etapa da prova do Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) deste sábado (6) estava com os títulos temáticos invertidos informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Segundo o Inep, as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias apresentou erro para as marcações das questões. Na folha de gabarito o bloco temático não correspondia ao número da questão da prova. No total, os estudantes têm 90 questões para responder, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas durante quatro horas e meia. Os estudantes foram orientados a marca a resposta de acordo com o número da questão.
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, disse que nenhum estudante vai ser prejudicado por causa do erro na impressão no caderno de respostas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Foi dada a orientação para que os estudantes seguissem rigorosamente a numeração [das questões", disse ele, em entrevista coletiva no fim da tarde deste sábado (6).
Na entrevista, Soares Neto informou que o Ministério da Educação deve abrir um espaço, no site, a partir da semana que vem, para que os alunos que se sentirem prejudicados possam abrir um requerimento. De acordo com ele, cada caso será analisado separadamente e pode haver uma "variação" na correção. "Quem preencheu invertido, o Inep vai corrigir de forma invertida", falou.
A decisão de abrir um espaço para as reclamações dos estudantes foi tomada pelo presidente do Inep, em conjunto com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo a assessoria, os dois conversaram por telefone sobre a falha de impressão.
O exame, que avalia o ensino médio e teve 4,6 milhões de inscritos, serve para o ingresso em instituições públicas e privadas. Conforme números do Inep o índice de abstenção no primeiro dia de provas foi de 27%. A média, nas outras edições, foi de 28%. A segunda etapa ocorre neste domingo (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário