quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prefeitura de Brejinho contesta CENSO 2010.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJINHO.

 

CONTESTAÇÃO POPULACIONAL

.

Da: Prefeitura Municipal de Brejinho.

Para: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Assunto: Censo 2010

 

 Para o prefeito, os resultados da contagem populacional não correspondem à realidade e por este motivo a Prefeitura entra com recurso para revisão de números do Censo em Brejinho-RN.

 

 

Após obter dados com fundamentação estatística, provando que os dados fornecidos pelo Censo do IBGE 2010, que foram publicados no dia 4 de novembro de 2010 no Diário Oficial do Município, não correspondem à realidade com relação à contagem populacional, a Prefeitura vem por meio deste recurso para contestar os números levantados pelo IBGE, bem como, contestar a metodologia utilizada.

Para o prefeito de Brejinho, João Batista Gomes Gonçalves, a população residente no município é efetivamente superior ao número indicado pelo instituto. Ele acredita que os números previamente apresentados pelo IBGE não retratam com precisão a realidade demográfica do município. "O cotidiano da administração municipal é um exemplo de que a demanda de serviços corresponde a uma população muito superior à apresentada pelo Instituto", este "desencontro" entre a realidade e os números apresentados acarreta prejuízos aos cidadãos contribuintes na medida em que os recursos a serem repassados ao município para fazer frente a estes serviços serão menores. A razão é que o fator de distribuição dos recursos é o censo populacional apresentado pelo IBGE. "Se os indicadores não correspondem à realidade, os serviços ficarão seriamente comprometidos", argumenta o prefeito. também que a questão dos critérios para aferição da população efetivamente instalada no município não pode mais se restringir à simples parâmetros ou conjecturas com a específica finalidade de fechar uma planilha de dados, cuja inexatidão traz para a população de um município prejuízos incalculáveis, na medida em que não representa a realidade. E como esse município tem crescido muito nos últimos anos. Essa população precisa ser contabilizada pelo Censo de 2010. O argumento tem respaldo no Manual do IBGE, que estabelece como residente a pessoa que passa na cidade tempo superior a 12 meses.

 

Estes são alguns dos argumentos que fazem parte do recurso administrativo para requerer a revisão dos levantamentos dos dados do IBGE, e solicitar que sejam revistos os critérios para apuração dos itens estimativos e incluir a de novos moradores na população efetiva da cidade, para que, desta maneira, seja revisto o número declarado e haja então um retrato fiel da realidade demográfica do município.

Segue abaixo Demonstrações de Argumentos que vão diferentes do resultado apresentado pelo IBGE

 

 

Tribunal Regional Eleitoral

Rio Grande do Norte

Secretaria de Tecnologia da Informação

DISTRIBUIÇÃO DO ELEITORADO

ZONA      MUNICÍPIO     SEÇÕES LOCAIS ELEITORES

44             BREJINHO          26             4         9.092

 

OBSERVAÇÃO:

 

1) Dados referentes a 2010: Posição do Cadastro em 27/07/2010

 

2) Relatório emitido: 24/11/10 16:56

 

 

Censo Escolar 2010

 

Escolas da rede Municipal Total de Escolas 12, Total de Alunos: 2.683

Escolas da rede Estadual Total de Escolas 3, Total de Alunos:1.358

Escolas Particulares Total de Escolas 3, Total de Alunos: 121

 

Só nos cálculos do TRE-RN Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, juntamente com os dados  do Censo Escolar 2010, temos uma soma de mais 13.254 pessoas.


JOÃO BATISTA GOMES GONÇALVES - Prefeito Municipal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário