segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rio Grande do Norte dá a Dilma Rousseff uma maioria de mais de 314 mil votos

A presidente eleita, Dilma Rousseff, venceu o pleito no âmbito do Rio Grande do Norte com 59,54% (979.772) das intenções do eleitorado contra 40,46% (665.726) do candidato José Serra, do PSDB uma maioria de 314.046 votos. No Estado, 2,46% dos eleitores optaram pelo voto em branco, enquanto que 4,56% se decidiram pela anulação. A abstenção foi de 21,55%.
Dilma Rousseff venceu em 148 dos 167 municípios potiguares. José Serra obteve êxito em 19, incluindo-se a capital, onde a petista havia vencido no primeiro turno. A derrota da representante do PT em Natal se deu após a adesão da prefeita Micarla de Sousa (PV), que apoiou Marina Silva (PV) na primeira fase.
As principais lideranças políticas do Rio Grande do Norte, em geral, não conseguiram transferir para os aliados os votos somados no primeiro turno. Além de Natal, que deu a Dilma Rousseff a mais substancial derrota do estado em termos absolutos, José Serra somou 13.461 votos a mais. A governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), também viu o seu candidato com uma votação inexpressiva em Mossoró, seu principal reduto eleitoral, sobretudo se for o caso de comprar a expressiva votação da democrata na eleição para o governo
Mossoró deu a José Serra apenas 39% (46.701) dos votos válidos, enquanto Dilma alcançou 61% (73.046) da preferência do eleitorado. O município natal do vice-governador eleito, Robinson Faria (PMN), Monte Alegre, também deu o candidato tucano uma maioria dos votos com o percentual de 55,89%. Vale ressaltar que Robinson não seguiu a governadora eleita Rosalba e apoiou Dilma Rousseff.
A região do Alto Oeste deu à ex-ministra da Casa Civil do governo Lula da Silva, em termos percentuais, a mais expressiva votação. No município de Água Nova, no Alto Oeste, ela obteve 92,26% do votos, enquanto que José Serra apareceu com 7,34%. Dilma Rousseff teve ainda a preferência entre os eleitores das nove cidades-pólo do Rio Grande do Norte. Ela ganhou em Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e Assu, João Câmara.
Entre os municípios da região metropolitana de Natal José Serra se saiu melhor em termos de número de votos absolutos. Além de Monte Alegre, ele venceu ainda em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Em todo o estado Serra venceu em apenas 19 município: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Barcelona, Boa Saúde, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Espírito Santo, Galinhos, Goianinha, Jaçanã, Monte Alegre, Passa e Fica, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, São Bento do Trairi, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento e Vera Cruz.
* Com informações da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário